Reforma Tributaria: um novo cenário exige uma nova preparação

A Reforma Tributária, embora complexa e com um período de transição longo, trará, quando plenamente implementada, um ambiente de negócios mais estável, claro e harmonioso em relação às regras fiscais. Esse novo cenário tende a impulsionar a competitividade e a segurança jurídica no país.

No vídeo de hoje, nosso sócio-fundador Leonardo Briganti e Francisco Fructuoso, Country Manager e CFO da Ayesa no Brasil e no Chile, discutem desafios que teremos pela frente nos próximos sete anos de transformações.

Ao lado da Ayesa, temos trabalhado ativamente para preparar as empresas para essa nova realidade tributária, com soluções que vão desde a adaptação de sistemas, como o ERP e SAP, até a gestão da implementação e das mudanças operacionais necessárias.

Com a primeira grande etapa marcada para janeiro de 2026, este é o momento de agir com estratégia, visão de longo prazo e apoio técnico qualificado.

Confira nosso vídeo aqui!

 

La Reforma Tributaria, aunque compleja y con un largo período de transición, traerá, una vez plenamente implementada, un entorno de negocios más estable, claro y armonioso en relación con las reglas fiscales. Este nuevo escenario tiende a impulsar la competitividad y la seguridad jurídica en el país.

En el video de hoy, nuestro socio fundador Leonardo Briganti y Francisco Fructuoso, Country Manager y CFO de Ayesa en Brasil y Chile, discuten los desafíos que enfrentaremos en los próximos siete años de transformaciones.

Junto a Ayesa, hemos trabajado activamente para preparar a las empresas para esta nueva realidad tributaria, con soluciones que van desde la adaptación de sistemas, como ERP y SAP, hasta la gestión de la implementación y de los cambios operativos necesarios.

Con la primera gran etapa marcada para enero de 2026, este es el momento de actuar con estrategia, visión a largo plazo y apoyo técnico calificado.

 

Publicações relacionadas

Estou saindo do Brasil de forma definitiva. O que eu preciso fazer para regularizar minha situação com a Receita?

Com a saída definitiva do Brasil, muitos contribuintes ficam em dúvida sobre como comunicar corretamente à Receita Federal e evitar problemas fiscais no futuro. No vídeo de hoje, a advogada Bruna Fagundes e a consultora Daniela Sato, especialistas em Direito Tributário, explicam os passos para regularizar a sua situação: como e quando fazer a Comunicação e a Declaração de Saída Definitiva do País, o que informar, e o que muda em relação à entrega do IR a partir da data da saída. Elas também alertam…

ICMS sobre demanda contratada de energia elétrica – decisão definitiva do STF favorável aos contribuintes

Seguindo a tendência de julgar temas tributários relevantes ao longo desse ano, no último dia 27 de abril o STF analisou outra discussão relevante para diversos contribuintes/consumidores do país ao julgar a tese sobre a constitucionalidade da exigência pelos Estados do ICMS sobre o valor total da conta de energia elétrica fornecida pelas respectivas concessionárias. A decisão foi proferida no julgamento do Recurso Extraordinário nº 593.824/SC (Tema nº 176) tendo sido fixada a seguinte tese: “A demanda de potência elétrica não é passível, por si…

TRF1 mantém co-habilitação ao Reidi de fornecedora de aerogeradores para eólicas

A 13ª Turma do TRF1 consolidou o direito à co-habilitação de empresa do setor energético ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), reconhecendo o seu papel essencial na instalação e manutenção de aerogeradores para parques eólicos da Região Nordeste. A decisão, já definitiva, reforça que decretos e instruções normativas não podem criar restrições além das previstas pela Lei, resguardando os princípios da legalidade e da isonomia tributária. O caso foi conduzido pela advogada Claudia Frias, do Briganti Advogados, que destacou que…