Áreas de Atuação

Direito Societário

Oferecemos suporte a nossos clientes em todos os aspectos do Direito Societário, desde a constituição e estruturação de novos negócios no Brasil e no exterior até a o acompanhamento de todas as atividades societárias. Isso inclui a realização de assembleias gerais, reuniões de sócios e do conselho de administração, alterações estatutárias ou contratuais, elaboração de acordo de acionistas ou de sócios, reorganização societária e extinção e dissolução da sociedade.

Em nossa prática, atuamos junto a empresas de capital aberto e fechado, associações civis, entidades do terceiro setor, entidades de classe, fundações e cooperativas, segmentos da indústria de bens e serviços e representamos grupos internacionais com atuação no Brasil.

Além disso, auxiliamos nossos clientes no registro de investimentos estrangeiros e empréstimos externos no Banco Central (BACEN) e damos suporte a questões envolvendo transferências financeiras internacionais, tais como o ingresso de capital para constituição de empresas, remessas de lucros, ganhos de capital e repatriamento de dividendos.

Como podemos colaborar?

  • Redação de documentos societários em geral, tais como contrato de constituição, estatuto social, atas de assembleias gerais, alteração de contrato social, atas de reunião, documentos de incorporação, fusão e cisão de empresas, transformação de tipo societário, acordo de acionistas e de sócios;
  • Registro das operações societárias no Banco Central do Brasil, incluindo operações de investimento (Módulo RDE-IED) e crédito externo (Módulo RDE-ROF);
  • Realização de assembleias gerais e secretaria de tais assembleias ou reuniões;
  • Assessoria e participação em reuniões ou assembleias, representando sócios ou acionistas;
  • Assessoria em operações de reestruturação societária, incluindo fusões e aquisições e joint ventures;
  • Assessoria em operações de planejamento sucessório e familiar;
  • Registro dos documentos societários junto aos órgãos governamentais competentes;
  • Organização de livros societários.

Publicações

Prazo para entrega da Declaração de Informações Econômico-Financeiras (DEF) trimestral encerra dia 30 de junho

As empresas receptoras de investimento estrangeiro, com patrimônio líquido e total do ativo igual ou superior a R$ 250 milhões, devem atualizar, até 30 de junho deste ano, as informações prestadas no sistema RDE-IED, referente à data-base 31 de março de 2022. Para tais empresas, a DEF deverá ser entregue trimestralmente, conforme datas abaixo, relativas a 2022: Até 30 de junho, referentes à data-base de 31 de março; Até 30 de setembro, referentes à data-base de 30 de junho; Até 31 de dezembro, referentes à…

Obrigações de empresas com participação de capital estrangeiro junto ao Banco Central do Brasil em 2022

PRESTAÇÃO PERIÓDICAS DE INFORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO E REGISTRO DE INVESTIMENTO DIRETO DE CAPITAL ESTRANGEIRO NO PAÍS – RDE-IED De acordo com a Circular nº 3.689/2013, e a Circular nº 3.814/2016, as empresas receptoras de capital estrangeiro devem prestar informações periódicas ao Banco Central. A periodicidade da obrigação depende do valor do patrimônio líquido e total do ativo, conforme abaixo: 1.1          As empresas receptoras com patrimônio líquido e total do ativo inferiores a R$250.000.000,00 (duzentos e cinquenta milhões de reais): Até 31 de março de 2022,…

Rodrigo Loureiro, sócio do Desk França, em entrevista à Revista francesa LJA sobre o ambiente anticorrupção no Brasil

O ambiente anticorrupção no Brasil é o tema da entrevista pingue-pongue com nosso sócio Rodrigo Loureiro, responsável pelo Desk França, na Revista LJA – um dos principais veículos de comunicação para o mercado jurídico francófono. Leia a versão traduzida abaixo. Para conferir o texto original, clique aqui (para assinantes). ### A lei anticorrupção do Brasil é uma das mais rigorosas do mundo Com a recuperação da economia, as empresas francesas estão mais uma vez à procura de investimentos no exterior. Os BRICS são há muito…