Oportunidade para reavaliar estratégias de planejamento em Pernambuco

Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC PE)

Aprovada em julho, a Lei Complementar nº 563/2025 (“LC nº 563/2025”) instituiu o novo Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC).

Entre os principais benefícios, se destaca a redução da alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD/ICD), relativa às doações realizadas entre 01/07/2025 e 30/12/2025, sendo:

• Alíquotas de 1% para doações de até R$ 317.412,45;
• Alíquotas de 2% para valores acima de R$ 317.412,45;
• Recolhimento do imposto com 10% de desconto à vista ou em até 10 parcelas mensais e sucessivas;
• Redução de 100% de multas e juros no ICD para pagamento à vista;
• Redução de 50% de multa e 80% de juros no parcelamento em até 36 vezes;
• Desconto adicional de 60% no imposto para fatos geradores até 31/12/2014, se solicitado até 30/12/2026 (esta redução não é cumulativa com aquela relativa ao recolhimento tempestivo e à vista).

Para ter acesso aos benefícios, é necessário que (i) a solicitação de lançamento do imposto seja feita até 28/11/2025 (ii) eventuais exigências da Sefaz-PE sejam atendidas no prazo de 30 dias após a intimação (iii) não seja requerida a reavaliação de bens (iv) o pagamento, integral ou da primeira parcela, ocorra em até 30 dias após a ciência da notificação.

Comparativo com o regime atual

Vale lembrar que atualmente as alíquotas do ICD em Pernambuco são progressivas, podendo chegar a até 8%, conforme tabela vigente:

Diante desse cenário, os incentivos previstos no PERC, torna o programa especialmente vantajoso para famílias que desejam antecipar a sucessão ou reorganizar patrimônio com segurança jurídica e eficiência fiscal.

A adesão ao programa pode representar uma oportunidade para reavaliar estratégias de planejamento com uma economia significativa e viabilizar a regularização de doações e reestruturações patrimoniais com menor impacto tributário.

O Briganti Advogados está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e apoiar a sua adesão.

Publicações relacionadas

Portaria ME nº 245/2020, prorroga o prazo de recolhimento da Contribuição Previdenciária Patronal, PIS e COFINS

Em decorrência da pandemia relacionada ao Coronavírus, mais uma medida tributária foi adotada pelo Ministério da Economia. A Portaria ME nº 245/2020, publicada no último dia 16.06, prorroga o prazo para o recolhimento de algumas contribuições federais. São elas: a contribuição previdenciária patronal sobre folha de pagamento e sobre a receita bruta, sobre a produção rural, do produtor rural pessoa física, devida pelo empregador doméstico, além do PIS e COFINS (regime cumulativo e não-cumulativo) As competências maio de 2020, deverão ser pagas no prazo de…

Caso Ana Hickmann: o que acontece quando seus bens são penhorados?

Juliana Raffo, da nossa equipe de Contencioso Cível, explicou ao UOL os impactos da penhora de bens em casos de inadimplência, como o que envolve a apresentadora Ana Hickmann, cuja remuneração foi bloqueada pela Justiça de São Paulo no último dia 4 de abril. ⠀ Segundo a especialista, penhora é o primeiro passo processual para garantir o pagamento de uma dívida, um bloqueio do patrimônio. A medida pode recair sobre dinheiro, imóveis, veículos ou outros bens, respeitando uma ordem legal. ⠀ A reportagem explica, ademais,…

Cuidando de pessoas e transformando negócios

No vídeo de hoje, nosso sócio-fundador, Leonardo Briganti, compartilha a visão de uma advocacia que vai além da análise jurídica. No Briganti Advogados, acreditamos que cuidar do cliente é cuidar também dos seus desafios. Por isso, atuamos de forma próxima, preventiva e estratégica, apoiando decisões que fortalecem o negócio e as pessoas por trás dele. Mais do que oferecer soluções, buscamos compreender o contexto, antecipar riscos e caminhar junto, com propósito, técnica e responsabilidade. Confira o vídeo aqui.