Reforma Tributária: mais do que saber se você vai pagar mais ou menos, o importante é entender como se preparar

Nas primeiras conversas que temos sobre a reforma, a dúvida mais comum dos empresários é: “Isso vai aumentar ou reduzir minha carga tributária?” Embora essa seja uma pergunta válida, a resposta definitiva vem só depois de um mapeamento profundo de insumos, créditos, exceções legais e da adaptação dos sistemas internos.

 

Essa transição vai muito além do jurídico. Ela exige integração com os ERPs — especialmente nos módulos de compras, vendas, contabilidade financeira e analítica — e uma transformação na forma como os tributos transitam pelos balanços das empresas.

 

Estamos diante de uma mudança estrutural que vai até 2033, e que exigirá revisões contínuas nos sistemas e processos. O momento de se preparar é agora.

 

Neste vídeo, nosso sócio-fundador Leonardo Briganti e Francisco Fructuoso, Country Manager e CFO da Ayesa, explicam por que o impacto da reforma tributária começa dentro dos dados, da contabilidade e da tecnologia.
Confira o vídeo aqui.
En las primeras conversaciones que tenemos sobre la reforma, la duda más común de los empresarios es: “¿Esto va a aumentar o reducir mi carga tributaria?” Aunque esta es una pregunta válida, la respuesta definitiva solo llega después de un mapeo profundo de insumos, créditos, excepciones legales y de la adaptación de los sistemas internos.

 

Esta transición va mucho más allá del ámbito jurídico. Requiere integración con los ERPs — especialmente en los módulos de compras, ventas, contabilidad financiera y analítica — y una transformación en la forma en que los impuestos transitan por los balances de las empresas.

 

Estamos ante un cambio estructural que se extenderá hasta 2033, y que exigirá revisiones continuas en sistemas y procesos. El momento de prepararse es ahora.

 

En este video, nuestro socio fundador Leonardo Briganti y Francisco Fructuoso, Country Manager y CFO de Ayesa, explican por qué el impacto de la reforma tributaria comienza dentro de los datos, la contabilidad y la tecnología.

 

Mira el vídeo aquí.

Publicações relacionadas

O que ocorre com o saldo da conta conjunta em caso de falecimento do titular?

O falecimento de um dos titulares de uma conta conjunta pode gerar diversas dúvidas sobre a utilização dos valores que ficaram em conta, seja pelo cotitular ou pelos herdeiros. A resposta para esses questionamentos dependerá do tipo de conta conjunta e do regime de bens do titular falecido. Diante dos questionamentos que surgem nestas situações por aqueles que devem enfrentar a sucessão do ente familiar, Dandara Piani da área de Family Office do Briganti Advogados, responde as dúvidas mais comuns relacionadas a esse tema. No…

Vale a pena aproveitar a quarentena para declarar o Imposto de Renda?

De acordo com dados divulgados pela Receita Federal, até as 11h desta segunda-feira, 13, mais de 10,3 milhões de brasileiros já tinham declarado Imposto de Renda. A expectativa é que 32 milhões de declarações sejam entregues até o fim do prazo, que foi prorrogado para 30 de junho. O número é mais baixo que o registrado na mesma época do ano anterior: em 15 de abril de 2019, cerca de 13,6 milhões de contribuintes já tinham entregado a declaração. A Receita explica que a prorrogação…

Embrião tem direito? Novo Código Civil pode regular fertilização e barriga de aluguel

Em reportagem ao InfoMoney, a advogada Ana Clara Martins Fernandes fala sobre a inovação trazida pela reforma do Código Civil no campo de direito de famílias e sucessões, quando o assunto é filiação e uso de material genético. Para Ana Clara, a nova redação garante que a vontade da pessoa falecida seja claramente entendida, evitando interpretações ambíguas e proporcionando mais segurança jurídica. “São mudanças bastante positivas que visam adequar o Código Civil às novas realidades sociais e tecnológicas, mostrando que o Direito precisa evoluir para…