Reforma Tributária: mais do que saber se você vai pagar mais ou menos, o importante é entender como se preparar

Nas primeiras conversas que temos sobre a reforma, a dúvida mais comum dos empresários é: “Isso vai aumentar ou reduzir minha carga tributária?” Embora essa seja uma pergunta válida, a resposta definitiva vem só depois de um mapeamento profundo de insumos, créditos, exceções legais e da adaptação dos sistemas internos.

 

Essa transição vai muito além do jurídico. Ela exige integração com os ERPs — especialmente nos módulos de compras, vendas, contabilidade financeira e analítica — e uma transformação na forma como os tributos transitam pelos balanços das empresas.

 

Estamos diante de uma mudança estrutural que vai até 2033, e que exigirá revisões contínuas nos sistemas e processos. O momento de se preparar é agora.

 

Neste vídeo, nosso sócio-fundador Leonardo Briganti e Francisco Fructuoso, Country Manager e CFO da Ayesa, explicam por que o impacto da reforma tributária começa dentro dos dados, da contabilidade e da tecnologia.
Confira o vídeo aqui.
En las primeras conversaciones que tenemos sobre la reforma, la duda más común de los empresarios es: “¿Esto va a aumentar o reducir mi carga tributaria?” Aunque esta es una pregunta válida, la respuesta definitiva solo llega después de un mapeo profundo de insumos, créditos, excepciones legales y de la adaptación de los sistemas internos.

 

Esta transición va mucho más allá del ámbito jurídico. Requiere integración con los ERPs — especialmente en los módulos de compras, ventas, contabilidad financiera y analítica — y una transformación en la forma en que los impuestos transitan por los balances de las empresas.

 

Estamos ante un cambio estructural que se extenderá hasta 2033, y que exigirá revisiones continuas en sistemas y procesos. El momento de prepararse es ahora.

 

En este video, nuestro socio fundador Leonardo Briganti y Francisco Fructuoso, Country Manager y CFO de Ayesa, explican por qué el impacto de la reforma tributaria comienza dentro de los datos, la contabilidad y la tecnología.

 

Mira el vídeo aquí.

Publicações relacionadas

Vai morar no exterior? Entenda como a mudança impacta sua vida fiscal, trabalhista e familiar

A expatriação envolve uma série de desafios que vão além da logística da mudança. Do ponto de vista jurídico, é essencial compreender os impactos fiscais, trabalhistas e patrimoniais envolvidos, tanto para empresas quanto para indivíduos. Em relação à tributação, o status de residência fiscal do expatriado é determinante. Sem a formalização da saída definitiva do país, a pessoa física pode continuar sujeita à tributação no Brasil sobre rendimentos obtidos no exterior. Além disso, a ausência de planejamento pode gerar bitributação, principalmente quando não há acordo…

Estou vendendo um imóvel fora do país. Preciso declarar isso aqui no Brasil? E se eu reinvestir esse dinheiro, muda alguma coisa?

No vídeo de hoje, a advogada Bruna Fagundes e a consultora Daniela Sato Pereira, especialistas em Direito Tributário, explicam como funciona a tributação sobre a venda de bens imóveis no exterior para residentes fiscais no Brasil, e também para aqueles que residem no exterior, mas não entregaram a declaração de saída definitiva. Elas também esclarecem se o reinvestimento do valor recebido pode gerar isenção de imposto e quais são as regras para declarar corretamente esse tipo de operação. Assista agora aqui e saiba como evitar…

Como é a taxação dos prêmios recebidos pelos atletas olímpicos

Em entrevista para a Forbes, o sócio Leonardo Briganti comenta sobre como é a taxação dos prêmios recebidos pelos atletas olímpicos. Segundo Leonardo Briganti, ainda que as medalhas sejam isentas, os prêmios em dinheiro devem ser regularmente tributados. Confira a matéria na íntegra em https://forbes.com.br/forbes-money/2024/08/como-e-a-taxacao-dos-premios-recebidos-pelos-atletas-olimpicos/