Reforma Tributária: mais do que saber se você vai pagar mais ou menos, o importante é entender como se preparar

Nas primeiras conversas que temos sobre a reforma, a dúvida mais comum dos empresários é: “Isso vai aumentar ou reduzir minha carga tributária?” Embora essa seja uma pergunta válida, a resposta definitiva vem só depois de um mapeamento profundo de insumos, créditos, exceções legais e da adaptação dos sistemas internos.

 

Essa transição vai muito além do jurídico. Ela exige integração com os ERPs — especialmente nos módulos de compras, vendas, contabilidade financeira e analítica — e uma transformação na forma como os tributos transitam pelos balanços das empresas.

 

Estamos diante de uma mudança estrutural que vai até 2033, e que exigirá revisões contínuas nos sistemas e processos. O momento de se preparar é agora.

 

Neste vídeo, nosso sócio-fundador Leonardo Briganti e Francisco Fructuoso, Country Manager e CFO da Ayesa, explicam por que o impacto da reforma tributária começa dentro dos dados, da contabilidade e da tecnologia.
Confira o vídeo aqui.
En las primeras conversaciones que tenemos sobre la reforma, la duda más común de los empresarios es: “¿Esto va a aumentar o reducir mi carga tributaria?” Aunque esta es una pregunta válida, la respuesta definitiva solo llega después de un mapeo profundo de insumos, créditos, excepciones legales y de la adaptación de los sistemas internos.

 

Esta transición va mucho más allá del ámbito jurídico. Requiere integración con los ERPs — especialmente en los módulos de compras, ventas, contabilidad financiera y analítica — y una transformación en la forma en que los impuestos transitan por los balances de las empresas.

 

Estamos ante un cambio estructural que se extenderá hasta 2033, y que exigirá revisiones continuas en sistemas y procesos. El momento de prepararse es ahora.

 

En este video, nuestro socio fundador Leonardo Briganti y Francisco Fructuoso, Country Manager y CFO de Ayesa, explican por qué el impacto de la reforma tributaria comienza dentro de los datos, la contabilidad y la tecnología.

 

Mira el vídeo aquí.

Publicações relacionadas

Para advogados, compra da Kopenhagen pela Nestlé não deve trazer riscos econômicos no mercado

Em matéria para o Correio Braziliense, a sócia de Fusões e Aquisições (M&A), Carla Calzini, comenta sobre a compra da Kopenhagen pela Nestlé. Calzini destaca que, com a inclusão da Kopenhagen, “a Nestlé ampliará seu portfólio no mercado nacional, com a diversidade de produtos, alcançando perfis de consumidores e regionalidades diversas. Para tanto, a multinacional deverá investir na sinergia eficiência operacional das adquiridas. Vale salientar que o impacto real dependerá da estratégia a ser adotada pela companhia e da resposta formal do Cade quanto a…

Prorrogação da Quarentena

Nesta segunda-feira, dia 06 de abril, o Governador João Doria informou que a quarentena do Estado de São Paulo, que iria até 07 de abril, fica prorrogada até o dia 22 de abril, permanecendo fechados, assim, os comércios e as atividades não essenciais em todos os municípios paulistas. Na coletiva de imprensa, o Governador do Estado de São Paulo prometeu reforçar medidas de acompanhamento nas ruas, para impedir qualquer tipo de aglomeração, inclusive com a utilização de força policial.

8 perguntas e respostas sobre a taxação de investimentos no exterior

O governo alterou as regras de tributação para pessoas físicas que possuam investimentos, entidades controladas ou trusts no exterior. As mudanças foram publicadas pela Medida Provisória (MP) 1.171, no último dia 30 em edição extraordinária do Diário Oficial. Em entrevista ao ESTADÃO, Mariana A. explica sobre a MP, principalmente, no que diz respeito a tributação de entidades controladas e trusts. Para conferir, acesse: https://lnkd.in/dzRqRccA