Reforma Tributária: mais do que saber se você vai pagar mais ou menos, o importante é entender como se preparar

Nas primeiras conversas que temos sobre a reforma, a dúvida mais comum dos empresários é: “Isso vai aumentar ou reduzir minha carga tributária?” Embora essa seja uma pergunta válida, a resposta definitiva vem só depois de um mapeamento profundo de insumos, créditos, exceções legais e da adaptação dos sistemas internos.

 

Essa transição vai muito além do jurídico. Ela exige integração com os ERPs — especialmente nos módulos de compras, vendas, contabilidade financeira e analítica — e uma transformação na forma como os tributos transitam pelos balanços das empresas.

 

Estamos diante de uma mudança estrutural que vai até 2033, e que exigirá revisões contínuas nos sistemas e processos. O momento de se preparar é agora.

 

Neste vídeo, nosso sócio-fundador Leonardo Briganti e Francisco Fructuoso, Country Manager e CFO da Ayesa, explicam por que o impacto da reforma tributária começa dentro dos dados, da contabilidade e da tecnologia.
Confira o vídeo aqui.
En las primeras conversaciones que tenemos sobre la reforma, la duda más común de los empresarios es: “¿Esto va a aumentar o reducir mi carga tributaria?” Aunque esta es una pregunta válida, la respuesta definitiva solo llega después de un mapeo profundo de insumos, créditos, excepciones legales y de la adaptación de los sistemas internos.

 

Esta transición va mucho más allá del ámbito jurídico. Requiere integración con los ERPs — especialmente en los módulos de compras, ventas, contabilidad financiera y analítica — y una transformación en la forma en que los impuestos transitan por los balances de las empresas.

 

Estamos ante un cambio estructural que se extenderá hasta 2033, y que exigirá revisiones continuas en sistemas y procesos. El momento de prepararse es ahora.

 

En este video, nuestro socio fundador Leonardo Briganti y Francisco Fructuoso, Country Manager y CFO de Ayesa, explican por qué el impacto de la reforma tributaria comienza dentro de los datos, la contabilidad y la tecnología.

 

Mira el vídeo aquí.

Publicações relacionadas

Incidência do ITCMD no VGBL e PGBL

O planejamento patrimonial e sucessório fundamenta-se em uma premissa essencial: a gestão de custos. Esses custos vão além dos tributos e da manutenção de estruturas, abrangendo despesas familiares, cuidados com a saúde dos membros do núcleo familiar e, principalmente, os custos relacionados à sucessão patrimonial. No falecimento, evento de incapacidade ou ausência do formador e gerenciador do patrimônio familiar pode representar significativa instabilidade financeira, diante um cenário que deve requerer de processos morosos e burocráticos como o inventário, para que seja feita a passagem do…

TJ-GO afasta ITBI sobre valor integralizado em capital social

A Constituição Federal garante imunidade tributária para a integralização de bens ao capital social de uma empresa, limitando o ITBI ao valor que excede o capital social, como reservas ou ágio. Recentemente, a juíza Viviane Silva de Moraes Azevedo, do TJGO, concedeu liminar para suspender a cobrança de ITBI pela prefeitura de Rio Verde (GO) sobre imóveis transferidos ao capital social. A prefeitura argumentava que o ITBI deveria incidir sobre a diferença entre o valor declarado e o valor de mercado dos imóveis. Contudo, a…

Abertura do mercado de energia elétrica promete tarifas mais baixas para o consumidor

PL 1917/15, em análise na Câmara dos Deputados, pretende aumentar a concorrência no setor e baixar os preços da conta de luz A portabilidade no setor de telefonia, em 2007, deu ao consumidor o direito de escolher sua operadora de telefone. A mudança abriu o mercado, trouxe preços mais competitivos e, no fim da linha, o consumidor aprendeu a mudar de empresa para pagar mais barato. A mesma ideia é discutida na Câmara dos Deputados, mas com o foco voltado para o setor da energia…