Reforma Tributária: PLP 108/2024 é aprovado pelo Senado Federal

Na última terça-feira (30/09), o Senado Federal aprovou, por maioria, o PLP 108/2024, que corresponde à segunda fase de regulamentação da Reforma Tributária. Como o texto sofreu alterações, o projeto retornará à Câmara dos Deputados para nova análise. A expectativa é de aprovação em breve, viabilizando a sanção presidencial e assegurando o início do período de transição em 2026.

 

O PLP 108/2024 traz regulamentações relevantes para a nova sistemática do IBS e da CBS, incluindo ajustes na Lei Complementar nº 214/2025. Entre os principais pontos, destacam-se:

 

Documentos fiscais consolidados: autorizada a emissão em nível municipal, limitada a operações que não gerem crédito ao adquirente.
Créditos presumidos: incentivos passam a valer apenas em 2027.
Pagamentos antecipados: antecipações feitas até 5 dias antes do fornecimento poderão ser registradas junto com a operação principal, reduzindo burocracia.
Split payment: criado limite de tolerância regulada, em que a RFB e Comitê Gestor definirão o limite mensal de falhas (0,01% a 1% nos dois primeiros anos e até 0,5% depois); dentro do limite, as multas são afastadas.
Comitê Gestor: regulamentado o órgão responsável por coordenar arrecadação, fiscalização, lançamento, cobrança e inscrição em dívida ativa do IBS, mantendo atribuições específicas de gestão com Estados, DF e Municípios

 

Além disso, o texto aprovado pelo Senado traz mudanças relevantes em tributos patrimoniais:

 

ITCMD – alíquotas progressivas passam a ser obrigatórias, e a base de cálculo foi ampliada, impactando especialmente doações de quotas de holdings familiares e reestruturações societárias.
ITBI – incidência antecipada, podendo o imposto ser devido já na formalização da escritura pública, com base de cálculo definida pelo valor venal de mercado do imóvel.
Essas alterações afetam pessoas jurídicas e pessoas físicas, com impactos diretos em planejamentos tributários, patrimoniais e sucessórios.

 

Fique Atento!

 

A Reforma Tributária não é mais uma possibilidade futura, mas uma prioridade do Congresso e do Governo. Quem se preparar desde já terá mais eficiência financeira e segurança patrimonial.
O Briganti Advogados está à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar na construção de um planejamento eficiente diante das mudanças da Reforma Tributária.

Publicações relacionadas

Gustavo Degelo participou do encontro Reforma Tributária no Consumo: Mudanças no Crédito Tributário promovido pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil

No último dia 28, nosso sócio Gustavo Degelo participou de um encontro promovido pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil para debater os impactos da Reforma Tributária sob diferentes perspectivas. O evento contou com a presença do Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, Javier Gallardo, Conselheiro Financeiro da Embaixada da Espanha e especialistas que trouxeram reflexões relevantes sobre temas como crédito tributário, tributação no destino, Split Payment e os desafios na implementação das novas obrigações acessórias. Gustavo Degelo integrou o painel que tratou…

Crédito de PIS/Cofins sobre o custo de aquisição e a IN 1.911/2019

Na apuração não-cumulativa do PIS/Cofins, os contribuintes a ela sujeitos podem apurar créditos correspondentes à aplicação das respectivas alíquotas sobre determinados custos, para serem descontados do que for apurado, no mesmo período, a título de PIS/Cofins. Para a apuração dos créditos o legislador adotou o critério de listar os bens e serviços capazes de gerar crédito e os atrelou a determinadas atividades, assim como ao modo de produção no que se atine ao insumo. As Leis 10.637, de 2002, e 10.833, de 2003, que instituíram a…

Da Espanha ao Brasil: a trajetória de Ítalo Russo e a expansão da W Premium

Como transformar um projeto de expansão internacional em um case de sucesso no Brasil? Numa conversa inspiradora para quem busca entender o potencial do Brasil e seus desafios na hora de investir, a advogada Juliana Raffo conversa com Ítalo Russo, CEO da W Premium, sobre a decisão estratégica de investir no Brasil e os primeiros passos para estruturar um negócio sólido no setor aeroportuário nacional. Na primeira parte deste bate-papo, Ítalo, com 20 anos de experiência no segmento de salas VIP na Europa, compartilha porque…