Oportunidade para reavaliar estratégias de planejamento em Pernambuco

Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC PE)

Aprovada em julho, a Lei Complementar nº 563/2025 (“LC nº 563/2025”) instituiu o novo Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC).

Entre os principais benefícios, se destaca a redução da alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD/ICD), relativa às doações realizadas entre 01/07/2025 e 30/12/2025, sendo:

• Alíquotas de 1% para doações de até R$ 317.412,45;
• Alíquotas de 2% para valores acima de R$ 317.412,45;
• Recolhimento do imposto com 10% de desconto à vista ou em até 10 parcelas mensais e sucessivas;
• Redução de 100% de multas e juros no ICD para pagamento à vista;
• Redução de 50% de multa e 80% de juros no parcelamento em até 36 vezes;
• Desconto adicional de 60% no imposto para fatos geradores até 31/12/2014, se solicitado até 30/12/2026 (esta redução não é cumulativa com aquela relativa ao recolhimento tempestivo e à vista).

Para ter acesso aos benefícios, é necessário que (i) a solicitação de lançamento do imposto seja feita até 28/11/2025 (ii) eventuais exigências da Sefaz-PE sejam atendidas no prazo de 30 dias após a intimação (iii) não seja requerida a reavaliação de bens (iv) o pagamento, integral ou da primeira parcela, ocorra em até 30 dias após a ciência da notificação.

Comparativo com o regime atual

Vale lembrar que atualmente as alíquotas do ICD em Pernambuco são progressivas, podendo chegar a até 8%, conforme tabela vigente:

Diante desse cenário, os incentivos previstos no PERC, torna o programa especialmente vantajoso para famílias que desejam antecipar a sucessão ou reorganizar patrimônio com segurança jurídica e eficiência fiscal.

A adesão ao programa pode representar uma oportunidade para reavaliar estratégias de planejamento com uma economia significativa e viabilizar a regularização de doações e reestruturações patrimoniais com menor impacto tributário.

O Briganti Advogados está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e apoiar a sua adesão.

Publicações relacionadas

Como ficam as alíquotas do IOF com a derrubada dos decretos do governo

Em matéria publicada pela Veja Negócios, a advogada Bruna Fagundes, especialista em Direito Tributário e integrante do time do Briganti Advogados, comentou os efeitos da derrubada dos decretos que aumentavam as alíquotas do IOF. Bruna explicou que as alíquotas do IOF voltam a ser aquelas anteriores aos Decretos nº 12.466 e 12.499, com destaque para a retomada da isenção de IOF em operações de risco sacado (sem coobrigação do cedente) e aportes em planos VGBL. Também retornam as alíquotas do IOF câmbio, como os 3,38%…

Herança digital: o que acontece com seus bens virtuais após o falecimento

A herança digital é uma realidade cada vez mais presente e levanta questões importantes: quem cuidará das suas redes sociais, senhas, criptoativos e demais bens digitais quando você não estiver mais aqui? No vídeo de hoje, a advogada Laura Santoianni comenta como funciona a sucessão do patrimônio digital e quais são as alternativas disponíveis. Entre os principais pontos estão: • Ausência de legislação específica no Brasil sobre herança digital • Possibilidade de herdeiros acessarem contas, desde que haja motivo relevante comprovado • Opções oferecidas por…

Carla Calzini marcou presença no KWA: Líderes do Direito em Foco

No dia 14 de agosto, nossa sócia Carla Calzini participou do KWA, um jantar exclusivo promovido pela ADoc e M4Law, que reuniu líderes do mercado jurídico. O evento proporcionou compartilhamento de insights e troca de conhecimentos sobre tecnologia de ponta, impulsionando o desenvolvimento do setor.