O desenvolvimento de práticas de governança corporativa, responsabilidade social e ambiental, os denominados pela sigla em inglês ESG, vêm ganhando cada vez mais adeptos no mundo dos negócios em razão de tais práticas indicarem sustentabilidade sob as óticas corporativa, social e ambiental, face às modificações pelas quais o mundo – e os negócios – vêm passando.
Demonstrar bons indicadores de desempenho de ESG é crucial na percepção de que um negócio é bem gerenciado, responsável e engajado, o que pode atrair novos investidores, novos negócios e fidelizar clientes.
Essa nova percepção é efetivamente uma mudança de paradigma no mundo corporativo, onde são levados em conta a satisfação dos diversos públicos que se relacionam com a empresa: acionistas, investidores, empregados, parceiros comerciais, consumidores e a sociedade como um todo, envolvendo diversos aspectos em especial questões de inclusão social e combate à pobreza.
Nesse cenário, é fundamental ter um parceiro jurídico multidisciplinar e experiente, que oriente as empresas nas diversas áreas do Direito.