Imagem Samantha Teresa Berard Jorge

Experiência

Samantha Teresa Berard Jorge possui mais de 10 anos de experiência em Direito de Família e Sucessões, com forte atuação em planejamento patrimonial e sucessório. Sua expertise abrange tanto casos contenciosos, como disputas em divórcios, guarda e pensão alimentícia, quanto procedimentos de inventário judicial e extrajudicial. Além disso, Samantha possui ampla experiência na estruturação de soluções estratégicas para patrimônios familiares, reorganizações societárias e planejamento de ativos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Com um olhar estratégico para a resolução de conflitos e elaboração de sucessões personalizadas, Samantha auxilia seus clientes na preservação do patrimônio familiar e na transição geracional eficiente. Sua abordagem combina precisão jurídica e sensibilidade às dinâmicas interpessoais, garantindo um suporte abrangente em situações complexas. Em sua atuação, Samantha se especializa em planejamento sucessório estratégico, gestão de riscos e reestruturação patrimonial, sempre buscando soluções eficazes e sustentáveis. Seu compromisso é minimizar disputas e otimizar resultados por meio de um planejamento cuidadoso voltado para o futuro.

Formação

  • Extensão em Contract Design pela Fundação Getulio Vargas;
  • Pós-graduada em Especialização, Planejamento Patrimonial e Sucessório pela Fundação Getulio Vargas;
  • Inglês Jurídico pela Fundação Getulio Vargas;
  • Pós-graduada em Direito Processual Civil;
  • Graduada em Direito pela Mackenzie.

Idiomas

Português e Inglês.

Publicações de Samantha

Zé Felipe e Virginia: o que é guarda ‘com referencial no lar materno’

Em entrevista à Universa UOL, a advogada Samantha Teresa Berard Jorge, head do Family Office do Briganti Advogados, comentou um dos temas mais relevantes no processo de divórcio de Virginia Fonseca e Zé Felipe: a guarda dos filhos. Samantha explicou as diferenças entre guarda compartilhada e residência fixa com um dos genitores. Na guarda compartilhada, pai e mãe dividem igualmente as responsabilidades parentais, mas a residência principal das crianças pode ficar com apenas um deles. Ela também destacou que guarda compartilhada não significa necessariamente divisão…

Briganti marca presença em evento da Blue3 e Troon Capital com foco em sucessão patrimonial

Nesta semana, participamos do evento “Legado & Proteção”, promovido pela Blue3 Investimentos em parceria com a Troon Capital, em São Paulo. Foi um encontro reservado a empresários e lideranças comprometidos com a construção de estratégias seguras e personalizadas de sucessão patrimonial. Agradecemos à Blue3 e à Troon pela confiança e pela oportunidade de dialogar sobre os principais desafios e soluções para preservar e perpetuar patrimônios no Brasil. Seguimos juntos na missão de oferecer inteligência jurídica para quem pensa o futuro com estratégia.

Regime de bens define herança? Entenda como essa escolha impacta seu planejamento sucessório

Se eu comprar um imóvel apenas em meu nome, ele será meu em caso de divórcio? Se o casal for casado no regime da comunhão parcial de bens todos os bens adquiridos onerosamente durante o relacionamento são, em regra, comuns ao casal. Isso significa que mesmo que o imóvel seja registrado exclusivamente em nome de um dos cônjuges ou companheiro, presume-se que metade pertence ao outro cônjuge. Da mesma forma será partilhado os frutos decorrentes dos bens comuns ou particulares de cada cônjuge ou companheiro,…