Reforma Tributaria: um novo cenário exige uma nova preparação

A Reforma Tributária, embora complexa e com um período de transição longo, trará, quando plenamente implementada, um ambiente de negócios mais estável, claro e harmonioso em relação às regras fiscais. Esse novo cenário tende a impulsionar a competitividade e a segurança jurídica no país.

No vídeo de hoje, nosso sócio-fundador Leonardo Briganti e Francisco Fructuoso, Country Manager e CFO da Ayesa no Brasil e no Chile, discutem desafios que teremos pela frente nos próximos sete anos de transformações.

Ao lado da Ayesa, temos trabalhado ativamente para preparar as empresas para essa nova realidade tributária, com soluções que vão desde a adaptação de sistemas, como o ERP e SAP, até a gestão da implementação e das mudanças operacionais necessárias.

Com a primeira grande etapa marcada para janeiro de 2026, este é o momento de agir com estratégia, visão de longo prazo e apoio técnico qualificado.

Confira nosso vídeo aqui!

 

La Reforma Tributaria, aunque compleja y con un largo período de transición, traerá, una vez plenamente implementada, un entorno de negocios más estable, claro y armonioso en relación con las reglas fiscales. Este nuevo escenario tiende a impulsar la competitividad y la seguridad jurídica en el país.

En el video de hoy, nuestro socio fundador Leonardo Briganti y Francisco Fructuoso, Country Manager y CFO de Ayesa en Brasil y Chile, discuten los desafíos que enfrentaremos en los próximos siete años de transformaciones.

Junto a Ayesa, hemos trabajado activamente para preparar a las empresas para esta nueva realidad tributaria, con soluciones que van desde la adaptación de sistemas, como ERP y SAP, hasta la gestión de la implementación y de los cambios operativos necesarios.

Con la primera gran etapa marcada para enero de 2026, este es el momento de actuar con estrategia, visión a largo plazo y apoyo técnico calificado.

 

Publicações relacionadas

Crédito de PIS/Cofins sobre o custo de aquisição e a IN 1.911/2019

Na apuração não-cumulativa do PIS/Cofins, os contribuintes a ela sujeitos podem apurar créditos correspondentes à aplicação das respectivas alíquotas sobre determinados custos, para serem descontados do que for apurado, no mesmo período, a título de PIS/Cofins. Para a apuração dos créditos o legislador adotou o critério de listar os bens e serviços capazes de gerar crédito e os atrelou a determinadas atividades, assim como ao modo de produção no que se atine ao insumo. As Leis 10.637, de 2002, e 10.833, de 2003, que instituíram a…

Reforma Tributária: principais mudanças no ITCMD e seus impactos no planejamento sucessório

A Reforma Tributária está em movimento e alterações podem mudar pontos centrais do planejamento patrimonial e sucessório. No vídeo de hoje, Samantha Jorge comenta as alterações trazidas no relatório do senador Eduardo Braga sobre a tributação do ITCMD, trazendo impactos relevantes. Entre os principais destaques estão: • Definição do domicílio fiscal com base na Declaração do Imposto de Renda • Avaliação de quotas e ações empresariais pelo patrimônio líquido apurado do capital social • Não tributação de planos de previdência (PGBL e VGBL) • Retirada…

Medida Provisória nº 931 de 2020 prevê o adiamento e prorrogação de prazos societários para as empresas

Foi publicada em 30 de março de 2020 a Medida Provisória nº 931 de 2020 (“MP”), que prevê o adiamento e prorrogação de prazos para as empresas, em razão da COVID-19. As Sociedades Anônimas, Sociedades Limitadas e as Cooperativas terão prazo de 07 meses para realizar as Assembleias ou Reuniões que são obrigadas. Desta forma, as empresas com exercício social findo em 31 de dezembro de 2019, terão até 31 de julho de 2020 para realizarem a aprovação de contas de 2019, que antes da…